MESTRE BIMBA

MESTRE BIMBA

MESTRE BIMBA SUA HISTORIA.
MESTRE BIMBA


Mestre Bimba (1900-1974) OU (1899 A 1974)
NASCIMENTO


Manuel dos Reis Machado nasceu no dia 23 de novembro de 1900, no bairro Engenho Velho, Freguesia de Brotas, Salvador, Bahia.


(Bimba possuía dois documentos de identidade: um dando seu nascimento em 1899 e outro em 1900
LOCAL DE NASCIMENTO


ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO


O bairro do Engenho Velho da Federação recentemente foi reconhecido como comunidade de resistência negra na cidade. Reconhecimento muito justo, afinal, no Engenho Velho encontramos pelo menos 19 terreiros de candomblé, além do busto de Mãe Runhó, único monumento público a uma secerdotisa de religião africana. O bairro está localizado num morro as margens da Avenida Vasco da Gama que o separa do Acupe de Brotas, fazendo fronteira com o Alto do Sobradinho, sendo ainda limitado pela Avenida Cardeal da Silva. Habitado por uma população de baixa renda, o bairro é assistido pela Paróquia de Santa Cruz e tem como principal logradouro a Rua Apolinário Santana.
engenho da velho da federaçao






Apelido
recebeu o seu apelido devido a uma aposta feita entre a parteira e a sua mãe: a mãe dizia que seria uma menina e a parteira, convicta pelo seu conhecimento, dizia ser macho. Na hora do nascimento, surgiu a expressão: “GANHEI A APOSTA O CABRA TEM BIMBA E MACHO”! O apelido já nasceu com ele. BIMBA- nome popular dado ao órgão sexual do homem na Bahia, referindo-se às crianças.
de Luiz Cândido Xavier -caboclo de Feira de Santana e Maria Martinha do Bonfim.- crioula da cidade de Cachoeira,Luiz Cândido Xavier era conhecido como um grande batuqueiro, campeão de batuque.
BATUQUE
“a luta braba, com quedas, com a qual o sujeito jogava o outro no chão”em outro texto (.luta africana braba e violenta onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas) em outro texto(Batuque (Luta braba, baseada em movimentos de rapa “desequilibrantes”)-a uma luta praticada na Bahia há muitos anos atrás. Era semelhante a capoeira, pois utilizava os mesmo instrumentos, só que era muito mais agressiva, a polícia interviu, acabando com a modalidade, pois sempre que os “batuqueiros” se reuniam acabavam em verdadeiros conflitos.
Já falava mestre pastinha em seus manuscritos *lisavam no batuque, na dança do candobre, o batuque é luta, o candobre é para da volta no coropo, que eles diziam, ginga meu fio, pra dibra das garras do agressor e o restos não é mais com migo.
Qual foros as trez armas dos nêgros ? O batuque, o candobre e a luta dos caboclos, a baixo esta a esplicações.
Para que serve o berimbau ?
Não é só para indicar o jogo. E, porque o birinbau na hora H. é pirigouzo ? É perigouso, nas, mãos de quem sabe maneijar o birimbau, ou coisa semelante. Porque trena-se apanhar a moeda com a boca ? Não é com interesse na moeda que tem valor dinheiro, é para a sua hora de aperta, aplica-se o truque, e o agressor, vai, ou não, na onda. Porque cantam com inredo ? inprovizado ? É para quando chegar na roda pessôas que é estranha, ou mestre, o inproviso adeverte a roda se deve ou não continuá, ou anima-se. Porque dividiram a capoeira ? a 1a é a de largo, diz demonstrações, a 2a é a do agressor, é segredada, a 3a é a dos golpes, cacetinho, e outras. Porque dizem que a capoeira não tem glopés ? Se a capoeira não tem golpés ? Os caboclos, não lutavam, os nagôs não idea-
manuscrito de pastinha
Batuque é uma Religião Afro-brasileira de culto aos Orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, de onde se estendeu para os países vizinhos tais como Uruguai e Argentina.
Batuque é fruto de religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, com as nações Jêje, Ijexá, Oyó, Cabinda e Nagô.
batuque sao paulo


VEJA MAIS EM - http://pt.wikipedia.org/wiki/Batuque...
vídeos you tube procura videos *teimosia...*


INICIO
Começou a praticar capoeira aos 12 anos de idade na estrada das Boiadas, hoje o Bairro


Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação Baiana, titulo outorgado aos antigos homens do mar pessoas de notório saber, trabalhadores da zona portuária, do afamado Caiz Dourado reduto da malandragem baiana de outrora. Foi Foi carroceiro, carpina(carpinteiro) e estivador. trapicheiro, carroceiro, , doqueiro, carvoeiro, entre outras funções E eu era estivador, mas fui um pouco de tudo. A polícia perseguia um capoeira como se persegue um cão dão e morria antes de chegar ao destino: ao quartel da polícia.”


anado. Imagine só, que um dos castigos que davam a capoeiras que fossem presos brigando, era amarrar um dos punhos num rabo de cavalo e outro em outro cavalo paralelo. Os dois cavalos eram soltos e postos a correr em disparada até o quartel. Comentavam até, por brincadeira que era melhor brincar perto do quartel, pois houve muitos casos de morte. O indivíduo não agüentava ser arrastado em velocidade pelo chSeu aprendizado com Bentinho durou cerca de quatro anos ,dos 14 aos 18 anos,e após este período passou a ensinar o que aprendeu e lecionava Capoeira Angola na capitania dos portos da Bahia.


no "Clube União em Apuros".LECIONOU LA POR 10 ANOS, Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-nas
esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato..


O capoeira da época teria que aprender a ser uma pessoa extremamente intuitiva e habilidosa capaz de reacionar diante das mais distintas formas de perigo, muitos eram capazes de demonstrar seus dotes de habilidade realizando verdadeiras proezas assim como o Mestre Bentinho que era capaz de executar um salto mortal na boca de um caixote de cebolas e cair em pé no mesmo sem quebrar-lo. Situações de bravura, destreza e inteligência eram comum no meio da capoeiragem da época, e assim foi recebendo seu Bimba os diversos ensinamentos que o consagraram Mestre em meio a comunidade que o rodeava.
Manoel dos Reis Machado foi também alabê no candomblé, função de zelador do terreiro. Para se sustentar ele trabalhou como. Apesar das diversas atividades que exerceu, durante todo o tempo Bimba sempre foi mestre de capoeira, desde sua formação nesta arte. Sentindo que a capoeira antiga (na forma como era conhecida), reduzida a nove movimentos básicos, tinha perdido muito da sua eficiência como luta e como forma de resistência; Mestre Bimba resolveu incrementar a capoeira, criando uma nova modalidade..


SIGNIFICADO CARPINA


O Topônimo “Carpina” tem a sua origem no nome de um antigo morador, o tanoeiro Martinho Francisco de Andrade Lima, que até 1822 residia à margem da estrada de Chã, conhecido como “o Carpina”, daí o nome “Chã de Carpina”. Antes de sua emancipação política, o seu território abrangia dois distritos: o de Floresta dos Leões, pertencente ao município de Paudalho, e o Chã de Carpina, integrante do de Nazaré da Mata, separados pelos trilhos da antiga G.W.B.R., hoje RFFESA, no centro da zona urbana. Diz-se que o município de Carpina foi fundado por um carpinteiro que habitava a região antes só usada como estrada, daí derivou-se o nome Carpina.


MAIS SOBRE O ASSUNTO EM http://pt.wikipedia.org/wiki/Carpina
ESTIVADOR NA BAHIA
Compreender a figura emblemática do estivador requer uma ampla
leitura que abarque a natureza de suas relações de trabalho no ambiente
portuário, investigando as características marcantes de seu ofício, onde são
flagrados carregando, arrumando, empilhando, enfim estivando.
João do Rio, jornalista e escritor carioca do início do século XX, em seu
artigo “Os trabalhadores da estiva”, contribui com a construção de uma imagem
preconceituosa dos estivadores, apresentando-os como homens de excessivo
desenvolvimento muscular, eram todos pálidos - de um pálido embaciado como
se lhes tivessem pregado à epiderme um papel amarelo, e assim, encolhidos,
com as mãos nos bolsos, pareciam um baixo-relevo de desilusão, uma frisa de
angústias.
O estigma envolvendo a figura do estivador não é recente e vem sendo
forjado ao longo dos anos. Tais imagens, sob o ponto de vista cinematográfico,
foram muito bem exploradas na obra de Elia Kazan, Sindicato dos Ladrões. A
necessidade de dialogar com esses estereótipos obriga-nos a esquadrinhar,
mesmo que rapidamente, os princípios da colonização, período em que as
atividades portuárias – marítimas e fluviais – na costa brasileira, eram
realizadas pelos escravos.
A construção e disseminação dessas imagens sobre a figura do
estivador ganham força tratando-se, em especial, de descendentes de
escravos e libertos, com profundas raízes na história da profissão. [6] Para a
realização das atividades econômicas desenvolvidas no cais, tanto escravos
quanto libertos trabalhavam como carregadores ou estivadores, marinheiros,
remadores, barqueiros e condutores de veículos, através do sistema de ganho
 forma pecuniária paga aos libertos por serviços urbanos -, e aluguel – cessão
de escravos a terceiros, sob pagamento, para serviços em manufaturas .
Identificar os estivadores em meio às categorias que constituem os
“homens do porto”, não tem sido tarefa fácil. Em linhas gerais, aos estivadores
compete a carga e a descarga de mercadorias no convés e porões dos navios,
sendo que a atividade de terra, no cais, é de competência dos trabalhadores
em serviços portuários, também chamados de doqueiros, arrumadores ou trapicheiros.


PARA SABER MAIS ACESSE- http://www.uesb.br/anpuhba/artigos/anpuh_III/carlos_alberto.pdf
ARQUIVO PDF- Carlos Alberto de OLIVEIRA
DFCH/UESC
Bimba ainda praticante de capoeira começou a ensinar em 1918, sendo seus alunos negros e mulatos das classes populares. Mas apesar da pouca idade (18 anos), possuía alunos também de classes privilegiada, como o Desembargador Décio dos Santos SEABRA, da família do ex-governador SEABRA ; Dr. Joaquim de Araújo Lima , jornalista (Imparcial e Nova Era) e mais tarde governador de Guaporé. Para estes e outros, as aulas eram particulares nos quintais e varandas de suas casas.


] ; Dr. Joaquim de Araújo Lima , jornalista (Imparcial e Nova Era) e mais tarde governador de Guaporé. Para estes e outros, as aulas eram particulares nos quintais e varandas de suas casas. Mestre Bimba era um dos capoeiristas mais conceituados de sua época, pois, era muito carismático, excelente lutador e temido por alguns, pois em inúmeros desafios e combates públicos, havia sido derrotado. Mesmo sendo um “cantador” e percussionista admirável, era discriminado por grande parte dos artistas e intelectuais de Salvador (por ter criado a Capoeira Regional), porém era muito venerado por seus alunos


Mestre Bimba era um dos capoeiristas mais conceituados de sua época, pois, era muito carismático, excelente lutador e temido por alguns, pois em inúmeros desafios e combates públicos, havia sido derrotado. Mesmo sendo um “cantador” e percussionista admirável, era discriminado por grande parte dos artistas e intelectuais de Salvador (por ter criado a Capoeira Regional), porém era muito venerado por seus alunos.


Sodré (1991, apud Campos 2001) refere-se ao Mestre dizendo: “foi uma das ultimas grandes figuras do que se poderia chamar de ciclo heróico dos negros da Bahia”. Segundo Capoeira (2006, p.50) Bimba era um lutador renomado e temido. Ganhou o apelido de “Três Pancadas” porque, segundo se dizia, era o Maximo que seus adversários agüentavam.


Em 1928 achando que a capoeira que ele praticava e ensinava era pouco competitiva, e que deixava a desejar em termos de luta, juntou golpes de batuque capoeira de angola e criou a capoeira regional.


Fiz a capoeira regional. Enquanto estudava e praticava a de angola fui inventando e aperfeiçoando novos golpes.


EM OUTRO TEXTO SE DIZ...


Aos 29 anos de idade, o próprio Mestre Bimba contava: “Em 1928, eu criei, completa, a Regional, que é o batuque misturado com a Angola, com mais golpes, uma verdadeira luta, boa para o físico e para a mente”. Assim nasceu a Capoeira Regional Baiana.


EM OUTRO TEXTO SE DIZ...


, Bimba começou a sentir que a Capoeira Angola que ele praticava e ensinou por bom tempo, tinha se modificado, degenerou-se e passou a servir “prato do dia” para “pseudocapoeirista”, que a utilizavam unicamente para exibições em praças e, por possuir um número reduzido de golpes, deixava muito a desejar em termos de luta.


EM OUTRO TEXTO SE DIZ...


Manoel dos Reis Machado criava a Luta Regional Baiana, atualmente mais conhecida como Capoeira Regional.


Mestre Bimba criou uma nova modalidade de capoeira e também uma metodologia de ensino para esta arte marcial. Com o passar do tempo, através da capoeira, Bimba manteve contato com diferentes pessoas. Ele chegou a ensinar para militares, policiais, estrangeiros e pessoas da elite baiana. Os métodos militares influenciaram a Capoeira Regional. Os exercícios físicos, a disciplina rígida e as emboscadas na mata presentes no seu curso eram típicas praticas militares.




Com a divulgação do seu trabalho, muitos universitários e pessoas da elite passaram a ter interesse em aprender a sua arte. O contato com estas pessoas e com outras artes marciais, também influenciou sua forma de ver e ensinar a capoeira. Sua nova metodologia de ensino, criticada por alguns como sendo de elitista, contribuiu para que a capoeira fosse deixando de ser vista meramente como algo marginal, fadada ao abandono, devido à repressão, e passasse a ser valorizada como esporte e cultura popular brasileira. Alguns especialistas dizem que Mestre Bimba conseguiu recuperar os valores originais da capoeira que era utilizada pelos antigos escravizados negros.




Algumas inovações introduzidas no meio da capoeira por Mestre Bimba foram:




Disciplina rígida
A prática da capoeira em locais fechados. Originalmente a capoeira era praticada e jogada apenas nas ruas.
Para Bimba a capoeira era “luta”, mas a “competição” deveria ser evitada, pois ele acreditava que a capoeira era uma “luta de cooperação”, onde o jogador mais hábil e forte deveria ser responsável pelos mais fracos e ajuda-los a melhorar suas técnicas de luta.




Seus alunos deveriam usar uniformes brancos e limpos, mostrar boas notas na escola e boas maneiras.




A “Seqüência do Mestre Bimba”, como metodologia de ensino.




Prática da “Cintura Desprezada”.




Formatura e Especialização


OUTRO TEXTO SE DIZ...




Em 1932, fundou sua primeira academia-escola de Capoeira Regional no Engenho de Brotas em Salvador. Era o Centro Cultural Físico Regional Baiano. A partir daí, Mestre Bimba começou a ser conhecido e a ficar famoso e ganhou dentre muitos o título "Pai da Capoeira Moderna".




A capoeira regional criada por Mestre Bimba foi motivo de muita polemica entre os outros capoeiristas que no concordavam com sua radical mudança. Por outro lado, os jornais e revistas da época no cansavam de noticiar suas proezas. A fama de Bimba e da capoeira regional se propaga pelo Brasil.


mestre bimba e seus alunos brancos.


Na década de 1930, Getúlio Vargas tomou o poder e, procurando apoio popular para a sua política, que incluía a “retórica do corpo”, permitiu a prática (vigiada) da capoeira: somente em recintos fechados e com alvará da polícia. Mestre Bimba aproveitou a brecha e abriu à primeira “academia”, dando inicio a um novo período – o das academias – após o período de escravidão e de marginalidade (Capoeira 2006, p.51) Recebeu do inspetor técnico de Ensino Secundário profissional, o titulo de registro "que lhe requereu o Sr. Manoel dos Reis Machado, diretor do curso de Educação Física, sito à Rua Bananal, quatro.


Foi depois desta apresentação que Getulio Vargas liberou as manifestações populares ate então perseguida e, com isso, beneficiou a capoeira que deixou de ser proibida pela policia. Em 1932, fundou sua primeira academia especializada com o nome de Centro de Cultura Física e Regional.,




Em 1949 veio a São Paulo, seus alunos realizam uma série de lutas contra lutadores de outras modalidades, vencendo a maioria delas por nocaute. Um jornal da época publicou: "Clarindo derrotou Godofredo no 3° assalto" e continua: "Na luta final da noitada, Clarindo, que vem fazendo alarde de suas qualidades capoeirísticas, derrotou Godofredo (luta livre) no 3° assalto por nocaute, com um "rabo de arraia", que atingiu com precisão a nuca do cotendor que desmaiou". Os resultados das lutas que foram realizadas no Ginásio do Pacaembu foram os seguintes:
1ª Luta: Evaldo (luta livre) x Abib (capoeira) - Vencedor: Abib, no 3° assalto por nocaute;


2ª Luta: Menezes (luta livre) x Perez (capoeira) - Vencedor: Perez, no 3° assalto por nocaute;
3ª Luta: Nagashima (luta livre) x Garrido (capoeira) - Vencedor: Nagashima, no 2° assalto com "arm lock";
4ª Luta: Duro (luta livre) x Garrido (capoeira) - Vencedor: Duro, no 2° assalto por estrangulamento;
5ª Luta: Godofredo (luta livre) x Clarindo (capoeira) - Vencedor: Clarindo, no 3° assalto por nocaute;


OUTRO TEXTO QUE COMPLEMENTA O ANTERIOR




Na década de 30 recebe um convite para exibir-se no Palácio do Governo a convite do Governador- Interventor Juracy Magalhães”. vida de Mestre Bimba foi cercada de conquistas e vitorias, desafiou lutadores de todas a modalidades para provar o valor da Luta Regional Baiana, junto a seus alunos levou a Capoeira Regional para o Brasil, costumava dizer que tirou a capoeira “debaixo do pé do boi”
Complemento de outro texto.




Só em 1937 obteve o registro de sua academia junto à Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Pública de Salvador era reconhecida e registrada oficialmente pelo governo. Em 1939 M. Bimba começou a ensinar capoeira no Quartel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército (CPOR) de Salvador, onde trabalhou por três anos e em 1942 fundou sua segunda academia no Terreiro de Jesus - rua das Laranjeiras, hoje rua Francisco Muniz Barreto, 1 atual centro de salvador, onde continua funcionando, sob a direção de seu ex-aluno Vermelho-27,


Em 1949 Mestre Bimba e alguns de seus discípulos, foram à cidade de São Paulo, enfrentar-se em luta livre no Ginásio do Pacaembu. Os golpes introduzidos por Mestre Bimba facilitavam a defesa pessoal no embate com praticantes de outras lutas, como as artes marciais estrangeiras, muito populares no Brasil nas décadas de 30 e 40. Os capoeiristas demonstraram grande eficiência da sua arte em relação às demais lutas, e a maioria venceu seus oponentes por nocaute. A partir daí M. Bimba e seus alunos começaram a realizar inúmeras apresentações em diferentes partes do Brasil, com o intuito de divulgar a capoeira regional.




www.portalcapoeira.com/.../Luta-Regional-Bahiana-do-Mestre-Bimba
NESTE LINK A DATAS QUE SÃO POUCAS MENSIONADAS DECADA DE 50 QUANDO BIMBA VEIO PARA SÃO PAULO EM APRESENTAÇOES, MUITO INTERESSANTE ESTE LINK VALE A PENA LER CAPOEIRISTA.


Bimba leva a capoeira em exibiçoes por todos os pais e em 23 de julho de 1953 apresenta-se para o entao presidente Getulio Vargas, no palácio da Aclamaçao em Salvador. Ao apertar-lhe a mo o Presidente disse:
A capoeira o unico esporte verdadeiramente nacional.


outro texto que diz...




Em 1955, apresentou-se com grande sucesso no Teatro José de Alencar, em Fortaleza.
Em 1956, na festa de inauguração da TV Record, em SP, e no mesmo ano na ABI e no Maracanãzinho, no Rio.
Em 1968, apresentou-se com seus alunos para três mil pessoas na Exposição de Pecuária de Teófilo Otôni, em Minas.


Em 1971, Mestre Bimba recebeu um convite para ir à Goiânia realizar um exame de alunos. Chegando lá o Mestre ficou impressionado com o bom tratamento que recebera das autoridades locais.
Mestre Bimba, em sua chegada goiania quando concedia entrevista aojornal "O Popular", em 1973


COMPLEMENTO DO TEXTO...


1971, Bimba se apresentou na Expo-Goias, onde foi bem tratado pelo povo de Goiânia, pelo Prefeito e pelo Governador que inclusive o recebeu no Palácio. Era a terceira vez que tal fato acontecia, e tocou profundamente em Bimba. Mais empolgado ficou quando soube que o Presidente Médici o assistiu. Convites para ensinar a capoeira em Goiânia não faltaram. Promessas também não! Disseram que teriam uma academia só para ele já com vários alunos matriculados, que lhe dariam casas para sua família, que seus filhos estudariam em colégio bons, que ele, seria professor na Escola de Educação Física da Universidade de Goiás. Bimba estava empolgado, o apoio que sempre lhe faltou na Bahia




No dia 23 de Outubro de 1972, Bimba apresentou-se na Semana da Cultura Popular, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Neste mesmo ano, em Salvador, Mestre Bimba realizou sua última formatura, na qual o Mestre Vermelho 27 foi o orador.


Complementaçao do texto...


de outubro de 1972 apresentava-se na Faculdade de Arquitetura de Salvador durante a Semana de Cultura Popular, despedindo-se assim dos universitários baianos que sempre reconheceram seu valor. Nessa oportunidade um orador ia apresentar o Mestre e fazer algumas perguntas para ele. Os alunos de Mestre Bimba pedirão então que os organizadores deixassem o Mestre à vontade , que o “soltassem” no palco que ele se encarregaria do “show”. O mestre assumiu e foi aquele espetáculo de vivência. A platéia vibrava com suas histórias e começou a aplaudi-lo de pé. Um professor de filosofia, que estava na platéia, disse: “Era esse homem que deveria estar dando aula de filosofia na Universidade e não eu!”. Despediu-se assim dos universitários em grande estilo!




1972 foi o ano de despedida do grande Mestre para aqueles que o seguiam e apoiavam na Bahia, pois apesar de todas as suas conquistas e realizações, Mestre Bimba sofria com o descaso, com a falta de apoio e reconhecimento da sua arte. Casado e pai de 10 filhos, Bimba enfrentava problemas financeiros. Assim, acreditando em promessas de maior reconhecimento e de uma vida melhor, Mestre Bimba deixa Salvador e parte para Goiânia




Esta desilusão lhe fez aceitar o convite de Osvaldo de Souza, para mudar-se para Goiás, acreditando que aí teria o respeito merecido. Chegando a Goiás, Mestre Bimba não encontrou o reconhecimento esperado e desejado, e um anos depois viria a falecer.




Em 7 de setembro de 1969 o Mestre Bimba comemora, no Nordeste de Amaralina, rua Sítio Caruano, onde ele possuía uma academia só para suas festas e apresentações, além dos treinos aos domingos, seus 50 anos de ensino da Capoeira Regional. A festa foi bastante emocionante, comparecendo velhos e novos alunos e o Mestre no final, jogou um pouco de Capoeira com seus alunos mais "chegados".






Mestre Bimba entrega a medalha de campeão do Torneio de Formados a seu auno Itapoã. Academia do Nordeste de Amaralina, 1970




No dia 05 de Fevereiro de 1974, sem ter retornadorao rra natal, esquecido e sofrendo de depressão, morre Manoel do Reis Machado, o Mestre Bimba, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia, após sofrer um derrame cerebral. As academias da Bahia ficaram fechadas durante sete dias em homenagem ao mestre.




Depois de lutar por toda a vida para que a capoeira fosse reconhecida como legítima arte marcial brasileira, Mestre Bimba morreu em Goiânia, no esquecimento e na miséria. Seus restos mortais estão em Salvador, sua terra natal, desde 1978 depois de ter sido enterrado como indigente no estado de Goiás. Manoel do Reis Machado, o grande Mestre Bimba, deixou 13 filhos, centenas de alunos e milhares de discípulos. Ele não chegou a ver a profissionalização da arte que ajudou a recriar.






O homem que elevou a capoeira de status, que a tirou de baixo do pe do boi, como gostava de dizer, e a introduziu nos meios universitarios e sociais de Salvador, que foi citado em enciclopédia e filmado por turistas do mundo todo.
OUTRO TEXTO SE DIZ...




Pai de 12 filhos (registrados, fora outros tantos sem registro),




VEJAM QUE EM VARIOS TEXTOS DIFERENTES A UM ERRO DE CONCORDANCIA SOBRE O NUMERO DE FILHOS DE MESTRE BIMBA


Em outro texto se diz...




Antes de ir para Goiânia, Bimba formou sua última turma, uma formatura muito comentada chamada 'formatura do adeus', depois deste evento ele deixou a Bahia dizendo 'Não voltarei, mas aqui, nunca fui lembrado pelos poderes públicos; se não gozar nada em Goiânia, vou gozar do cemitério. ' Depois que ele se foi veio a Salvador apenas duas vezes e dizendo que estava tudo bem, mas dona Nair nos disse 'ele foi enganado. Não volta porque é orgulhoso'. Em 05 de fevereiro de 1974 um ano depois que deixou a Bahia, morria o mestre Bimba e foi enterrado em Goiânia. Transladar os restos mortais de Goiânia para Salvador foi difícil, os seus alunos achavam que o lugar dele era Bahia "ídolo não se pertence, pertence ao seu Público”
OUTRO TEXTO SE DIZ...


seus restos mortais são transferidos para Salvador onde deverão repousar em praça pública com um monumento simbolizando um berimbau, onde se encontrava fixo o seu rosto em bronze. Hoje em Amaralina, bairro onde viveu, esta localizada a praça Mestre Bimba.




OUTRO TEXTO SE DIZ...




Os restos mortais de Bimba foram transferidos para a Bahia em 1980, por iniciativa de seus discípulos, e estão depositados, desde 1994, no ossuário da Ordem Terceira do Carmo.






Bimba obteve grande luta contra as autoridades, porém não uma luta de carne ou sangue, mas de dignidade e respeito à capoeira e aos capoeiristas, sendo assim nos deixou de herança:






· A sobrevivência da Capoeira;






· A liberdade da Capoeira;






· A profissionalização da Capoeira;






· A metodologia da Capoeira;




· O respeito da sociedade pela a capoeira;




· Além disso, Mestre Bimba também conseguiu que ficasse evidente, através de sua própria vida, o desrespeito e o descaso das autoridades pela nossa cultura.


OUTRO TEXTO DIZ...POR Osvaldo de Souza, RERENTE A MESTRE BIMBA TER IDO A GOIAS E DEIXADO A BAHIA PARA DAR AULAS.






O outro lado da História!


Em 1970 treinando com Mestre Bimba no Centro de Cultura Fisica Regional da Bahia, convidei-o a visitar Goiânia, (Goiás) e ao mesmo tempo ser paraninfo da 1ª turma de capoeiristas, formatura esta feita por mim, Mestre Osvaldo de Souza no Cine Teatro Goiânia. Ele aceitou e consegui trazê-lo através do apoio do Departamento de Cultura do Estado de Goiás para formar 15 capoeiristas!


Mestre Bimba ficou comovido com a atenção do público Goiano, pois naquela época estava atravessando uma fase difícil na Bahia, ninguém lhe apoiava e eu cheguei a ver isso de perto
Todos falam:




Mestre Bimba prá lá, Metre Bimba pra cá, mas ninguém procurou ajudar o Mestre dentro da maneira que correspondesse a sua expectativa, pelo número grande de discípulos que tinha em Salvador.
É importante frisar isto, pois houve/há uma grande deturpação (da verdade?) pela vinda definitiva dele para Goiás e isso posso afirmar com certeza:
Mestre Bimba nunca teve apoio em Salvador, principalmente por parte de seus discípulos!




Quando eu falo assim:






Discípulos do Mestre Bimba, não é abrangendo todo mundo, têm as pessoas de bem que sempre procuraram ajudar o Mestre, cito Mestre Decânio que foi um companheiro que ajudou o Mestre Bimba dentro de suas possibilidades!


Constatei que Mestre Bimba fazia apresentações para turistas no Nordeste de Amaralina e todo mundo sabendo das dificuldades que ele atravessava, com as despesas que tinha, ninguém correspondia, tanto é que muitos díscípulos que participavam do Show com Capoeira, Maculêle, samba de roda, samba duro e apresentação de Candomblé, ficavam brigando para dividir o dinheiro!


Agora eu lhes pergunto:


Aonde é que está o coração destes discípulos?
Na (1ª?) vinda do Mestre Bimba para Goiás ele me disse:


Olha Osvaldo, se voçe puder me ajudar, eu quero vir trabalhar a Capoeira aqui no Estado de Goiás, porque a Bahia para mim não está resolvendo nada em termos financeiros!


Todo mundo falando e eu aqui (em Goiás) trabalhando, dando minhas aulas de Capoeira e sempre mandando uma ajuda para o Mestre Bimba em Salvador!




Voltei a Salvador e na época participei junto com outros alunos de Mestre Bimba de um documentário para a União Soviética que foi realizado no Nordeste de Amaralina e outro que foi filmado no Jardim de Alá!.


Participei junto com o Grupo Folclórico de Mestre Bimba e pude constatar oque ja acontecera antes, todos querendo a partilha do dinheiro.




Na volta vim conversando com o Mestre e perguntei-lhe:




Como é que este pessoal ao invés de dar apoio ao Senhor, eles ficam exigindo pagamento, fazendo rateio entre eles para depois dar a parte do Mestre?
Chegando na Pituba aonde eu estava hospedado por causa da temporada do Curso de Especialização com o Mestre Bimba, ele tirou o dinheiro e disse:


Aqui está a sua parte!






Respodi:






Não Mestre, nunca peguei dinheiro de apresentação e não vai ser agora que vou pegar!


Foi quando ele me disse uma coisa que nunca mais esqueci:




Se todo mundo fôsse igual a voçe Osvaldo, que sempre está me ajudando e nunca pegou dinheiro de apresentação que voçe participou aqui comigo!




Em 1971 na ocasião da EXPO 71 em Goiânia-Goiás, colaborei com o pessoal da Organização e fui convidado para fazer a apresentação de Capoeira.




Sabendo das dificuldades do Mestre Bimba, pedi ao pessoal da organização para contratá-lo, para apresentar a Capoeira na abertura da Feira Agropecuária de Goiânia que é uma festa muito importante e conhecida no Brasil inteiro.


O Mestre fêz 3 apresentações e em uma delas teve a honra das presenças do Presidente Médice e do governador do Estado de Goiás, Dr Leonino di Ramos Caiado!


O cachê foi de 2 milhões de cruzeiros e o ajudou muito a aguentar a crise que ele vinha atravessando na Bahia!

Foi um marco histórico para mim, pois consegui um avião da SUDENE com o Governo do Estado de Goiás, para ir buscar o Grupo Folclórico de Mestre Bimba em Salvador.

Fechei contrato com Mestre Bimba e tenho toda esta documentação arquivada! Tem muita gente que fica conversando oque não sabe, porque quer aparecer e viver de conversa, viver de ilusão, mentindo para os outros!


Reuni o pessoal do Mestre no Nordeste de Amaralina 7:00 horas da manhã e embarcamos para Gioânia. A volta também de avião com Mestre Bimba foi uma honra muito grande para mim, porque nenhuma dessas pessoas que conversam oque não sabem, tiveram a capacidade de fazer oque fiz pelo Mestre Bimba!

 
Outro grande marco que realizei, foi quando o Grupo Furacões da Bahia, fêz apresentações aqui em Gioânia! Consegui a estadia de 8 dias para 40 figurantes e que era comandado pelo Mestre Camisa Rôxa, discípulo de Mestre Bimba.


Fêz o 1º Show com qualidade internacional aqui no ESEFEGO levando grande multidão. Consegui outro Show no Goiânia Tênis Clube e voçe pode tirar a conclusão:


40 pessoas e eu consegui hospedagem para todos, que ficaram muito satisfeitos comigo, com a atenção que tive para com eles.
Porque eu sempre procurei trabalhar e não ficar de conversa mole, porque conversa mole não põe ninguém para frente!


Ficar conversando e criticando é muito fácil, mas eu posso falar com todo prazer da honraria que tive de Mestre Bimba ao ele me dizer:


Voçe é um cara que faz alguma coisa!


Num Simpósio Brasileiro de História realizado aqui em Goiânia, veio delegações de todo o Brasil e a delegação Bahiana teve problema, pois estava sem verba para a alimentação e o combustível da volta.


Juntei os meus discípulos do Grupo Folclórico do Mestre Osvaldo de Souza e junto com o pessoal do Manolo aluno de Bimba e que estava na delegação Bahiana, fizemos um Show e graças a Deus, porque Deus é grande, conseguimos lotar o local e com isso conseguir a verba necessária para voltarem de ônibus!


Oque eu passo para meus alunos foi oque aprendi com Mestre Bimba, nunca desvirtuei a Capoeira Regional, tanto que ja re-editei o Método de Capoeira Regional (#1)aonde friso as palavras:




Discípulo e seguidor de Mestre Bimba!










Fiz todo o aprendizado de Capoeira com Mestre Bimba, as especializações e ele falava:






Voçe é um discípulo que eu vou diplomar!






Tanto é que recebi os diplomas, um na época do Orgão que comandava a Capoeira, a Federação de Pugilismo e outro do Centro de Cultura Física Regional da Bahia.

 
No diploma do Centro lê-se:


O Sr. Osvaldo Rocha de Souza recebeu com aproveitamento os cursos de Capoeira Regional e recebeu o Título de Mestre de Capoeira!




Um dia o Mestre falou para mim:



Osvaldo se um dia eu faltar, voçe vai ser endeusado por uns e odiado por outros!


Quero deixar claro aqui que nunca causei dano a coisa nenhuma, apenas atendi ao pedido dele, porque o exílio dele foi expontâneo, ja tinha vontade de vir para Goiás, tanto é que falou para os jornais:






Se eu não gozar nada em Goiás, gozarei ao menos do cemitério!


A decepção de Mestre Bimba com a Bahia foi muito grande, ja saiu de lá abalado emocional e psicologicamente, uma pessoa já de idade, passar pelo que ele passou e não ter ajuda!!!


A minha militância na Capoeira vem desde os 13 anos, sempre estive no núcleo de bons capoeiristas na Bahia, treinei com Crispim o filho de Mestre Bimba e depois fui para a mão de Mestre Bimba que me recebeu com toda a atenção e procurou me ensinar/transmitir tudo.






Tenho um acervo muito grande, fotos de Mestre Bimba, documentação que não é qualquer um que tem.




Enquanto ele esteve aqui em Goiás sempre procurei zelar pela saúde do Mestre, porque quando ele chegou estava se sentido mal e procurei médicos alunos meus que fizeram todo o check-up no Mestre, tratamento, revisão médica! Também o Doutor Carlos ajudou dando tratamento ja que ele apresentava sintomas de hipertensão, e ele tinha todos os remédios necessários, os quais ele sempre procurou tomar seguindo oque os médicos prescreviam.


As Casas






Muitos falam que foi prometido casas para Mestre Bimba e familiares, escola para os filhos....nunca falei isso e não foi firmado contrato nenhum a respeito!

 
Ele chegou aqui, escolheu as casas e morou nelas, só que tinha que vender as casas e Academias ( a história diz que ele vendeu-as para alunos) da Bahia para poder compra-las.


Infelizmente para ele, vendeu-as a prestação e na 1ª cobrança veio da Bahia sem o dinheiro e oque ele ganhava aqui só dava para as despesas dele e familiares.

 
Chegou tão contrariado que até desmaiou na rodoviária!






Falar todo mundo fala, criticar todo mundo critica, mas ninguém participou, ninguém ajudou em nada!






Procurei ajudar e dentro do possivel fiz demais!






Para ele vir para cá, eu tive que pegar todo o pessoal lá, embarcar todos e encaminha-los aqui.






Lá na Bahia o pessoal ajudou em quê?






Em nada!






Fui eu quem pagou as passagens de todos e foram 22 pessoas, e para elas dei alimentação até normalizarem as suas vidas!


A Academia






Um dia Mestre Bimba me falou:






Agora vou arrumar um local e vou dar aula para minha sobrevivência.






Enquanto esteve comigo a aula era dividida 50% para cada um e eu tinha quase 600 alunos.






Foi um negócio democrático, dividimos numa boa, sem um arranhão, sem nada de discussão!

 
Quando ele foi dar aula no DCE e na ESEFEGO uma parte emeus alunos foi com ele.


É importante frisar que foram alunos que começaram na minha Academia, e foram formados por mim na Formatura no Cine Teatro Gioânia, aonde Mestre Bimba foi paraninfo dessa turma.






Eles ficam falando:






Eu formei com Mestre Bimba, fui aluno de Mestre Bimba!






Iniciaram comigo na Capoeira, eu peguei na mão deles para ensiná-los e sei o nome de todos eles!

As cartas






Tenho cartas de quando ele me escrevia de Salvador, no começo da carta ele fala:






Meu aluno e Amigo Osvaldo!






As pessoas foram deturpando, falando isso e aquilo e procurando uma deturpação fora do comum.






Outro fato importante, eu sempre conversei com Dona Nair (espôsa de Bimba) e ela falou-me:






O Mestre Bimba aqui em Gioás ganhou dinheiro que muito tempo ele não ganhou em Salvador! Eu admiro muito oque voçe fez pelo Mestre, porque só eu sei as dificuldades que passamos. Todo mundo fala isso e aquilo mas resolver o problema ninguém resolvia!


A morte






Dizem que Mestre Bimba morreu de Banzo aqui em Gioás oque não é verdade, porque o problema do Mestre Bimba foi a Bahia, que não socorreu ele em nada, que não fez nada, todo mundo foi displicente.






Agora eu pergunto a voçes aí em Salvador:






Um baluarte da Capoeira como Mestre Bimba, Mestres dos Mestres, o Lutero da Capoeira, o Papa da Capoeira moderna, voçes só ficam olhando o Homem na extrema dificuldade, vendendo as coisas para sobreviver?


Na hora do acontecimento que ele faleceu, eles entraram em pânico, porque não resolveram nada, ficaram aqui com o Mestre fazendo Shows e hoje se viram para querer me criticar!

 
Aí ele vem até mim, me pede e eu não posso falar que não para ele, pelo menos fiz oque me pediu e aqui ele teve trabalho, fez show, deu aula!






Quero deixar bem claro aqui, se ele falasse:






Me leva novamente!






Eu o levaria para Goiás!






Esta é a minha verdade!

 
Mestre Osvaldo de Souza, discípulo e seguidor de Mestre Bimba!


PS:






Escrito sob forte emoção, tornou-se extremamente longo e repetitivo. Por isso este é um resumo do resumo, para não tornar-se cansativo!






Leiteiro


sobre a obra






Quando Mestre Bimba veio para Goiás e a Bahia perdeu Mestre Bimba, todo mundo ficou conversando, cada um falava a sua maneira.






Tudo oque eu digo aqui é uma maneira de me defender, porque todo mundo me criticou demais!






Essa defesa é um direito meu, porque na hora só tomei cacetada, todos se viraram contra mim, eu que fiz todo o benefício!






Aos incrédulos do que eu digo, aviso que tenho documentos para provar!


Osvaldo Rocha de Souza


Ps: Recebi este Jornal da Capoeira Regional, com o sub-título Informativo da Academia Mestre Osvaldo de Souza - Ano V nº 9 de Janeiro/Fevereiro/2000 e imediatamente fiz um resumo no intuito de divulgá-lo o máximo possível. Mas brigas com o Correio local me detiveram. Mais tarde, um ano talvez, ele mandou-me o Método de Capoeira Regional de Mestre Bimba,(#1) ao qual por descuido ou não, ele acrescentaria os desenhos todos do livro Capoeira sem Mestre de Lamartine Pereira da Costa, sem informar ao leitor!






Isto deixou-me com um pé atrás, daí ...... FIM...

 
Bimba se foi, mas deixou sua majestosa, inigualável obra, a qual, como ele, tornou-se imortais, deixando sua filosofia e sua fora de fazer uma capoeira forte e insuperável, uma capoeira autentica, digna de ser chamada Capoeira

Regional, a arte marcial brasileira.


Algumas criaçoes de Mestre Bimba:

. Criou a capoeira regional, na epoca consistia de 52 golpes.



. Criou um método de ensino, a chamada sequencia de Bimba que consiste em 8 sequencias de ataque e defesa para serem executados na roda.

. Criou a sequencia de cintura desprezada, que uma série de bales cinturados, que os alunos s podiam jogar depois de formados, ao toque de iuna.

 
Criou o batizado de capoeira, um ritual onde o aluno iniciado na capoeira recebendo um apelido e sua primeira graduaçao.

. Criou a graduação na capoeira, que consistia em 4 lenços de esguio de seda:

 
1 lenço cor azul aluno formado


2 lenço cor vermelho aluno formado e especializado


3 lenço cor amarelo curso de armas


4 lenço cor branco mestre de capoeira


Mestre Bimba não formava mestres. Para um indivíduo ter a graduação mais alta (titulação de Graduação dos Formandos Especializados) dada por mestre Bimba, era preciso passar pelos seguintes estágios: Exame de Admissão à Academia, Batizado, Formatura e o Curso de Especialização.


EXAME DE ADMISSÃO À ACADEMIA






O Mestre Bimba contava que não queria vadios, malandros, vagabundos em sua academia. Para ele essas pessoas causaram muitos danos para a imagem da capoeira. Para que a matrícula fosse realizada o pretendente tinha que ser trabalhador ou estudante e ser aprovado no exame por ele realizado. Dizia que em outros tempos aplicava uma "gravata" no pescoço do indivíduo e dizia: "agüenta aí sem chiar", se agüentasse estava matriculado, caso contrário ia aprender em outro lugar. O mestre dizia que perdeu muitos alunos e dinheiro com isso, porém justificava que em sua academia só queria machos.






Mais tarde mudou o exame, agora o aluno tinha que fazer a "ponte" auxiliado por ele, que deixava as mãos do calouro tocar ao chão e mandava que ele agüentasse um pouco: "mostra-me tua junta que te direi quem és, pois junta de mais ou de menos atrapalha". Depois "queda de rins" para o lado esquerdo e para o direito, no centro uma pequena parada tocando os calcanhares, apoiado apenas nas mãos. Feito isso ele dizia se o pretendente podia se matricular ou não






OUTRO TEXTO DIZ...REFRENTE AO BATIZADO DE MESTRE BIMBA






O Batizado consistia em colocar em cada calouro um apelido pelo qual ele seria agora reconhecido dentro da academia e nos meios capoeirísticos. Este apelido era o seu "Nome de Guerra": O tipo físico, o bairro onde morava, a profissão, o modo de se vestir, atitudes, um dom artístico qualquer, serviam de subsídios para o apelido. O apelido como dizia o mestre, também servia como disfarce para os capoeiristas antigos, pois assim a polícia não podia identificá-los pelo verdadeiro nome.






Batizar o aluno, na academia do mestre, era colocar o mesmo para jogar pela primeira vez com o acompanhamento do berimbau, já que o treinamento da seqüência era feito sem o acompanhamento de qualquer instrumento. O mestre escolhia o formado e tocava "São Bento Grande", que é o que caracteriza a Regional, o formado só acompanhava o calouro e o "forçava" a aplicar as defesas e "soltar" os golpes aprendidos. Ao final do jogo o mestre colocava o calouro no centro da roda e pedia que um formado lhe desse um apelido, ou ele mesmo dava. Depois de escolhido o nome todos batiam palmas e o mestre dizia: "A Benção do Padrinho" o calouro ao estender a mão para o formado que o batizou, recebia uma "Benção", golpe aplicado com o pé, que o jogava no chão. Porém este expediente era uma gozação e não era obrigatório, existiam calouros espertos que evitavam "tomar" a Benção e ficava por isso mesmo.






Este batizado é uma criação do mestre Bimba, dentro de sua academia, nunca existiu isso antes, no passado. Era uma característica da Regional que depois que já tinha um bom número de alunos batizados, fazia a "Festa do Calouro", a "Festa do Batizado". Portanto é bom que todos que realizam tal festa hoje, dêem o crédito, contem como surgiu este evento, é nossa obrigação resgatar as tradições da Regional de "seu" Bimba.






Atenção, essa coisa de ter que aplicar uma queda no aluno que está sendo batizado é uma adulteração do evento que deve ser evitado pois coloca em risco o calouro, sua integridade física e por que não moral. A queda é sempre uma conseqüência do jogo e não uma obrigação. Além do mais estão aplicando quedas que nem um bom capoeirista consegue cair bem, quanto mais um iniciante. Outra coisa, os "Mestres", "Professores" e "Formados" quando entram para batizar algum calouro, querem mostrar à todos, platéia, alunos, etc, que são






fenomenais, aplicando toda espécie de movimento, na maioria das vezes saltos que nada têm a ver com a verdadeira Capoeira, roubando assim a cena do Calouro, que é quem naquela oportunidade tem que mostrar serviço. Um pouco de moderação e mais Capoeira seria o ideal nesta festa. O "Cobra" tem todas as rodas do mundo para demonstrar sua perícia, o Calouro não. E mais, para que golpes aplicados com tanta violência em um iniciante que nem reflexos ainda possui? A festa é do Calouro, ele é a principal figura daquele show, ele é quem deve aparecer. Esta é a lei do batizado, esta é a lei da Capoeira, segundo Bimba



OUTRO TEXTO QUE SE REFERE A FORMATURA DE MESTRE BIMBA

 
Para formar-se em Capoeira Regional o aluno cursava nunca menos que seis meses: Bimba achava que com seis meses, um aluno considerado normal, com três aulas por semana estaria pronto para se formar. O exame para a formatura era feito em quatro domingos seguidos, no Nordeste de Amaralina, academia do mestre. Os alunos a serem examinados eram escolhidos por ele. Durante estes quatro dias, os alunos tinham que fazer tudo aquilo que ele pedisse em termos de Capoeira. Em outros tempos, contava ele, um dos requisitos exigidos durante o exame era derrubar com uma "Benção" um toro de Jaqueira bastante pesado e de base circular, o qual o mestre derrubava demonstrando a seus alunos como fazê-lo, e comentava rindo: "Os meninos ficavam a manhã inteira tentando derrubar o toro, alguns terminavam com os pés bastante inchados". No último domingo, o dia da escolha, o nervosismo era geral. Ao final do treino, Bimba dizia os nomes daqueles que tinham sido aprovados. Marcava o dia para lhes ensinar 23 novos golpes e também o dia da Formatura. O mestre não dava satisfações aos reprovados, nem eles pediam.






No dia da formatura o mestre todo vestido de branco, desde as primeiras horas da tarde, com um apito pendurado no pescoço, alegre, multando os Formados que chegavam atrasados ou aqueles cujas Madrinhas se atrasavam. A multa correspondia em pagar para os Formados antigos, uma ou mais cervejas ou "Mulher Barbada", uma bebida preparada por mestre Bimba, o único conhecedor da fórmula, a depender da falta cometida.






As formaturas tinham Paraninfo e Orador. Ao orador, que era um Formado mais antigo e escolhido pelos Formandos, cabia falar um breve histórico da Capoeira Regional e do mestre, colocando os presentes a par das coisas relacionadas com a luta e o ritual de formatura. Quando o Orador terminava, o mestre chamava o Paraninfo e lhe entregava as medalhas(Diploma) e os lenços azuis(graduação dos Formados) às Madrinhas. O Formando não podia tocar na medalha nem no lenço durante a Formatura, pois se assim o fizessem seria automaticamente multado. O Paraninfo colocava a medalha no peito esquerdo de cada Formando e as Madrinhas colocavam os lenços no pescoço de cada um.


Este lenço era a maneira do mestre homenagear os capoeiristas do passado que utilizavam um lenço de esguião de seda no pescoço para evitar o corte da navalha do inimigo, desferido sempre na carótida. Segundo Bimba, a navalha não corta seda. Os formandos se vestiam todo de branco, usando basqueteira, atendiam o chamado de Bimba que solicitava a demonstração de golpes, seqüência, cintura desprezada, jogo de esquete(jogo combinado), em seguida a prova de fogo , o jogo com os formandos, também chamado de "Tira medalha", um verdadeiro desafio, onde os alunos formados antigos tentavam tirar a medalha dos formandos com o pé, e assim manchar a dignidade e roupa impecavelmente branca. O aluno jogava com todos os seus recursos, enfrentando um capoeirista malicioso e técnico até o momento que o Mestre apitasse para encerrar o jogo. Dando continuidade ao ritual de formatura acontecia as apresentações de maculelê, samba de roda, samba duro e candomblé. A festa era realizada no Sítio Caruano, no Nordeste de Amaralina, na presença dos convidados e de toda a academia.


OUTRO TEXTO QUE SE REFERE AO CURSO DE ESPECIALIZA

 
Era um curso secreto onde só poderia participar os alunos formados por Mestre Bimba. Tinha como objetivo o aprimoramento da Capoeira , com uma ênfase para os ensinamentos de defesa e contra-ataque de golpes advindos de um adversário portando armas como navalha, faca, canivete, porrete , facão e até armas de fogo. Sua duração era de 3 meses divididos em 2 módulos, o primeiro com duração de 60 dias e era desenvolvido dentro da academia através de uma estratégia de ensino muito peculiar do Mestre. O segundo com duração de 30 dias e era realizado na Chapada do Rio Vermelho, tinha como conteúdo as "emboscadas". Ao final do curso o Mestre Bimba fazia uma festa aos moldes da formatura e entregava aos concluintes um "Lenço vermelho" que correspondia a uma titulação de Graduação dos Formandos Especializados.
Curiosidade sobre a Academia de Mestre Bimba:

Na academia de Mestre Bimba há uma série de recomendações datilografadas, emolduradas em vidro e afixadas nas paredes, e um regulamento básico impresso, o qual consta de nove itens:


1º Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos;


2º deixe de beber. O uso de álcool prejudica o metabolismo muscular;


3º Evite demonstrar aos seus amigos de fora da roda de Capoeira os seus progressos. Lembre-se que a surpresa é a melhor arma de luta;

4º Evite conversar durante o treino. Você está pagando pelo tempo que passa na academia e observando os outros lutadores, aprenderá mais;


5º Procure gingar sempre;


6º Pratique diariamente os exercícios fundamentais;


7º Não tenha medo de se aproximar do oponente, quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá;


8º Conserve sempre o corpo relaxado;


9º É melhor apanhar na roda do que na rua


Bimba criou um código de ética rígido e a partir daí a capoeira começou a conquistar alunos na classe média branca. Segundo registros, para ser aluno do Centro era exigido ter autorização da família e estar trabalhando ou estudando. Passaram pelas aulas do mestre desembargadores, juizes e médicos. Não só eles: ao dar ares de atléticos ao jogo, o mestre atraiu também as mulheres, até então excluídas das rodas. O estilo foi exportado para o mundo e ficou conhecido, mais tarde, como Capoeira Regional.


Na década de 50, quando a Bahia foi invadida por um modismo de competições de artes marciais, contam que a imprensa articulava desafios entre Mestre Bimba e os lutadores das variadas lutas recém-chegadas. Ele topava e queria, com isso, fazer a capoeira se sobressair. Durante esses embates surgiu um grito "Bimba é bamba", que ficou imortalizado como o chamamento do mestre.


Essa coragem é apenas uma das facetas do capoeirista. Um dos discípulos mais antigos, Angelo Augusto Decânio Filho, aos 79 anos, tem muito tem o que lembrar dos 36 anos de convivência com aquele que "foi um exemplo, um pai, um líder, um mestre". Decânio se matriculou na escola de Mestre Bimba aos 16 anos, escondido da família, e lá foi, já desde o primeiro dia, adotado como filho. "Fui motivado pela notícia de que Bimba tinha tomado sete saberes e um revólver de um esquadrão que tentou uma emboscada contra ele. Li isso no jornal e decidi entrar no grupo", lembra ele.


Decânio diz que Bimba mudou a vida de todo mundo que teve a oportunidade de entrar em contato com ele. "Era uma pessoa que marcou a ferro e a fogo sua presença no coração da gente". Além dos golpes de capoeira, o mestre ensinava lições de ética, correção moral, humanidade, singeleza. Para o menino Decânio, que depois se formou em Medicina, uma lição em especial ficou para sempre, na vida e nas escolas onde deu aula depois: "Bimba não ensinava. Ele fazia e mandava a pessoa fazer. E tolerava os defeitos de cada um, dando a cada qual seu valor pessoal".


Os herdeiros
Os filhos continuaram a história do pai. Manoel Nascimento Machado, conhecido como Nenel, é o presidente da Fundação Mestre Bimba, criada em 1994 para lutar para preservar a lembrança e os ensinamentos do capoeirista. Ele trabalha junto com o irmão, Demerval dos Santos Machado, o "Formiga". Os dois se formaram juntos nas rodas de capoeira, em junho de 1967. Pelo trabalho dos herdeiros, o legado de Bimba tem ganhado reconhecimento. O mestre já recebeu o Prêmio Onoris Causas, concedido pela Ufba por serviços prestados à cultura da Bahia, dentre outros títulos.

Lá são desenvolvidos trabalhos sociais, como o Projeto Cepoerê, que já deu assistência a mais de dois mil jovens carentes. "Hoje esse número está limitado a uns quarenta meninos trabalhando aqui e mais uns duzentos nas obras assistenciais de Irmã Dulce, mas queremos aumentar isso", diz Nenel. Os planos são muitos, mas é preciso mais do que vontade para conquistar o sonho, e pelo menos um local mais adequado para as atividades que a fundação pretende desenvolver. "Temos em projeto oficinas de instrumentos musicais, biblioteca, salas de aulas e vídeo, arenas para apresentação, mas o espaço é pequeno para tanto".

As aulas de capoeira são abertas ao público: crianças a partir dos dois anos, jovens e adultos, a preços populares (de R$15 a R$30), na sede da fundação, que funciona em um casarão antigo, loc

 
OUTRO TEXTO REFRENTE AOS INSTRUMENTOS DA REGIONAL DE BIMBA...






A capoeira regional tradicional tem na bateria apenas 3 instrumentos: 1 berimbau e 2 pandeiros. Sua música acompanha palmas das pessoas que compõem a roda, além do canto e do coro. A capoeira regional tem diferentes tipos de jogos, de acordo com o toque de berimbau que é tocado. Os mais freqüentes nas rodas são o jogo de banguela e o jogo de são bento grande, que acompanham toques de berimbau de mesmos nomes. No jogo de banguela, em geral os capoeiristas não se tocam, os movimentos são realizados mais próximos ao solo e são mais negaceados. São realizados aí diversos movimentos de chão. No jogo de são bento grande, a capoeira em geral é jogada em cima, com movimentos rápidos, propiciando um jogo de maior contato e mais duro. Os golpes são desferidos em grande velocidade, o que aumenta os riscos do jogo.


Ambos os estilos da capoeira regional são marcados pelo uso de dissimulação e subterfúgio, a famosa “mandinga”. Há também o jogo de iúna que acompanha toque de berimbau de mesmo nome. De acordo com a tradição, este deve ser jogado apenas por capoeiristas formados ou de graduação superior, que realizam a cintura desprezada, um jogo que inclui movimentos de projeção do oponente. Entre os movimentos que fazem parte da capoeira regional estão diversos tipos de chute, incluindo chutes em rotação, saltos, acrobacias, aús, rasteiras, quedas, cabeçadas e movimentos de solo. O estilo regional popularizou-se rapidamente, fazendo com que a capoeira chegasse ao grande público e mudasse a imagem do capoeirista, tido até então no Brasil como marginal. Atualmente a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro e é valorizado em todo o mundo, sendo uma das formas de maior difusão da cultura brasileira.


OUTRO TEXTO QUE SE REFERE A CAPOEIRA BRASILEIRA VISAO DE MESTRE BIMBA DE SUA ORIGEM...
Capoeira Brasileira

A capoeira regional ou luta regional baiana tem origem na fusão da capoeira que hoje é conhecida como de angola, e do batuque, luta africana praticamente extinta, também conhecida como bate-coxa. Na capoeira de Mestre Bimba também estão presentes aspectos de lutas orientais outras e de artes tradicionais do Recôncavo Baiano, como o samba de viola e o maculelê.
Bimba acreditava que a capoeira deveria ser essencialmente uma luta de ataque e defesa e, por isso, via na morosidade da ginga angolana uma desvantagem para o capoeirista. Excluindo na modalidade que inventou tradições mantidas pela capoeira angola, o mestre tentava alcançar mais agilidade e competitividade na luta. Tirou, por exemplo, a moeda no centro da roda enrolada no lenço que o capoeirista pega com a boca. Outros golpes foram acrescentados, como os balões que originaram a "gravata" praticada na regional.
São três as raízes principais da capoeira nascida na Bahia. Dos africanos veio a herança dos movimentos rituais fundamentais do candomblé (dos iorubás veio o ritmo ijexá e rima tonal a cada 3 estrofes e dos bantos vieram o berimbau). Os portugueses entraram com a improvisada dança popular chula, do pandeiro e da viola. Dos nativos brasileiros, a herança foi a nomenclatura dos movimentos, os temas dos cantos, o ritual, os métodos de ensino.
A capoeira baiana é caracterizada pela associação de movimentos executados ao som do ritmo ijexá, que é regido pelo toque do berimbau. Eles simulam intenções de ataque, defesa e esquiva, exigindo do lutador habilidade, força e autoconfiança. O jogo acontece entre duas pessoas, sendo o papel de cada um demonstrar superioridade em relação ao companheiro. A coreografia tem como base o gingado, durante o qual o praticante deve ficar em movimento permanente.
Os vários toques executados, o acompanhamento do coro e compasso de palmas pelo conjunto de jogadores e dos assistentes têm papel primordial no espetáculo. Os regionais, ao contrário dos angoleiros, buscam os toques mais rápidos que acentuam a belicosidade do jogo. Hino, Cavalaria, Santa Maria, São Bento Grande, São Bento Pequeno, Banguela, Idalina, Santa Maria, Amazonas, Banguelinha, Iuna são os principais toques do estilo Regional.

OUTRO TEXTO QUE SE REFERE AO REGULAMENTOS E MANDAMENTOS E PRINCIPIOS DA ACADEMIA DE MESTRE BIMBA...


Na academia do Mestre Bimba havia um quadro com o regulamento da capoeira regional. Este regulamento era dividido em nove itens que abordavam aspectos técnicos e disciplinares:




1. Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos.


2. Deixe de beber. O uso do álcool prejudica o metabolismo muscular.


3. Evite demonstrar aos seus amigos de fora da "roda" de capoeira os seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.


. Evite conversar durante o treino. Você está pagando o tempo que passa na academia; e observando os outros lutadores, aprenderá mais.


5. Procure gingar sempre.


6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais.


7. Não tenha medo de se aproximar do oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá.

8. Conserve o corpo relaxado.
9. É melhor apanhar na "roda" que na "rua".


Outros princípios do Mestre Bimba eram:


Gingue sempre


Esquive sempre


Todos os movimentos devem ter um propósito


Preserve uma posição fixa no solo


Jogue de acordo com o ritmo ditado pelo berimbau
Respeite seu oponente quando ele não puder mais se defender


Preserve a integridade moral e física de seu oponente.


OUTRA CURIOSIDADE...


Em 12 de Junho de 1996, a Universidade Federal da Bahia, concedeu, por unanimidade o título de Doutor Honoris Causa post mortem a Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba).


"Chora capoeira


capoeira chora


chora capoeira


Mestre Bimba foi embora"


Mestre Bimba Hino da capoeira regional


download aqui-


DOWNLOAD DO CD AQUI-

download aqui-

download aqui-


01. Sao Bento Grande


02. Cavalaria

 
03. Banguela

04. Santa Maria

 
05. Iuna

06. Idalina
 07. Amazonas



08. Quadras



09. Corridos


MUSICA 1.


Menino que foi seu Mestre
Menino quem foi seu mestre
Meu mestre foi Salomão
Pulava cerca de ponta

De costas sem por a mão

Aquele quem me ensinou

Tá no Engenho da Conceição

Só devo é o dinheiroSaúde obrigação

Sou discipulo que aprendeSou Mestre que dá lição

O segredo de São Cosm

Só quem sabe é Damião, camará

Aruandê

MUSICA 2.

 
Capenga ontem teve aqui

Capenga ontem teve aqui

Capenga ontem teve aqui

Deu dez mil reis a papai

Deu tres mil reis a mamae

Café e açucar a vovô

Dois vintem para mim só

Sim senhor meu camarada
Quando eu entro você entraQuando eu saio você sai

Passar bem ou passar mal

Tudo na vida é um passar, cama

Iê, Aruandêê cabecê

MUSICA 3.






Perto de mim tem um vizinho

Perto de mim tem um vizinho

Perto de min tem um vizinho
Perto de mim tem um vizinho, oiaia
Que enricou sem trabalhar
O meu pai trabalhou tanto
Mas nunca pode se enricar

Mais não deitava uma noite

Que deixasse de rezar,camará

Agua de beber Aruandê

Que vai fazer

Oi, oi, oi com capoeira.

 
Somos gratos ao nosso maior capoeirista, Mestre Bimba, por nos deixar de herança a capoeira como dança, luta, esporte, manifestação folclórica, estilo de vida, etc. Ressaltando que: Bimba jamais, em seus 56 anos de aula, feriu um aluno. Bimba deixava claro que não devia haver luta ao som do berimbau. Seria um desrespeito aos princípios e a Regional tem como um de seus pil Lembrando que: Mestre Bimba desafiou todos os capoeiristas e lutadores baianos da sua época e que ele venceu todas as lutas e só foi desclassificado em uma, por ter dado um galopante em seu oponente e colocado assim o adversário para fora do ringue. Mas o principal de tudo isso que deve ser ressaltado é que nunca o Mestre Bimba lutou ao som do berimbau. Luta era coisa para o ringue, afirmava ele.

O presente estudo teve por objetivo apresentar um pouco da história de Mestre Bimba, que podemos considerá-lo um marco histórico na história da cultura brasileira, um divisor de águas, pois só depois dele foi dado o nome de Capoeira Angola e foi iniciado um movimento geral de resgate e preservação da cultura afro-brasileira em todos os seus âmbitos.

Cabem a nós capoeiristas, amantes da capoeira, mestres e professores divulgar, apresentar e lutar contra os preconceitos ainda existentes, para que possamos garantir as gerações futuras a oportunidade e o direito de ter a história preservada.


ares o respeito à integridade física e moral dos companheiros.

 
OUTRO TEXTO MESTRE DECANIO ALUNO FORMADO DE MESTRE BIMBA.



Para a Bahia, o Brasil e o mundo, outras lições de Bimba ajudaram a fazer um planeta melhor, livre de preconceitos. "Ensinou que raça, cor, cultura não são valores, o valor é a imagem do homem ético". O discípulo não hesita em dizer que Bimba, mais do que um exemplo, foi o maior homem que ele conheceu na vida. "Hoje eu tenho quase 80 anos, convivi com gente de toda espécie e importância, mas não tenho ninguém mais para colocar no altar ao lado Mestre Bimba".


CONCLUSAO-






Grande referencia na capoeira mundial Bimba inovou em uma época que sonhos tão pouco eram alcançados,guerreiro desde seu nascimento lutou por um ideal enfrentando dificuldades de uma época difícil,acreditou em seu sonho enfrentou alegrias e tambem disilusoes,tristezas e conquistas,morreu triste,mas no fundo ele sabia que arvore boa deve ser plantada criar raízes e dar bons frutos,nem que pra isto voce de boa parte de sua vida a cultivando.

PROF DALMATA

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS DA INTERNET.


http://capoeirasuldabahiasp.br/
www.efdeportes.com/
http://www.shekinahcapoeira.com/artigos_html/mestre_bimba.html


http://www.capoeirabaiana.net/capoeira-regional/1-capoeira-regional/1-mestre-bimba
http://www.cppa.com.br/bimba.php
http://www.truenet.com.br/neto/mbimba.htm
http://ibahia.globo.com/sosevenabahia/bimba.asp
http://www.leticiadesign.com/regional.html